Ir para o Site

50 Anos de Schoenstatt em Portugal

Por Afonso Vaz Pinto

Portugal, é nossa a tua Missão

Uma Família, um Pai, uma Missão e mil e quinhentos peregrinos reunidos em Fátima a festejar o Jubileu dos 50 anos do Movimento de Schoenstatt em Portugal. Celebrar esta data é agradecer por cinco décadas de graças e bênçãos mas também dar um primeiro passo para um novo começo, com o entusiasmo dos primeiros, com Fé renovada, com amor ardente, com uma esperança inabalável. Pai, é nossa a tua Missão.

“Um schoensttatteano português canonizado em 2060”, foi com este apelo que o Padre Diogo Barata terminou a sua homilia na Missa de encerramento dos festejos do Jubileu de 50 anos de Schoenstatt em Portugal. Diante de schoenstatteanos dos quatro Santuários, ficou assim estabelecida uma meta para o futuro centenário do movimento em terras de Santa Maria, naquele que foi o culminar de uma festa que se estendeu durante dois dias em Fátima. Um dia antes cerca de 500 peregrinos cumpriam a já clássica peregrinação da família, numa versão mais curta, de apenas um dia, por causa da vinda de Sua Santidade o Papa a Portugal no próximo mês de Maio.

E foi uma verdadeira festa de comunhão da família de Schoenstatt a que se deu em Fátima. No mesmo dia e no mesmo local juntaram-se peregrinos de todo o país e de todas as idades. Pela primeira vez os fundadores do Movimento tiveram oportunidade de partilhar com os mais novos a história que Deus escolheu para cada um de nós. Foi também ocasião de mais uma vez renovar a nossa Aliança de Amor.

Ao encontro não faltaram pessoas tão queridas do nosso movimento como Dom Maurílio Gouveia, Bispo Emérito de Évora e os responsáveis das diversas comunidades consagradas, para além de padres, irmãs e consagradas, mães, casais e jovens de todas as idades. Foi uma alegria contar com os pioneiros desta história, entre outros o Padre Jaime Fernandez, o Padre Miguel Lencastre e o Manuel Barata. Estiveram todos em Fátima para testemunhar a maravilha do encontro das várias famílias que são, afinal, a mesma família de Schoenstatt, a família do Pai Fundador, o Padre Josef Kentenich.

O Jubileu a par e passo

O dia do Jubileu começou bem cedo junto ao nicho que desde 13 de Maio de 1978 marca o terreno de Schoenstatt em Fátima. Um a um os autocarros dos peregrinos iam-se aproximando do nicho onde eram recebidos por um sempre acolhedor Padre José Melo. Aí recordámos a aliança de amor que já existe há muito entre Schoenstatt e Nossa Senhora de Fátima.

Este foi também um dia verdadeiramente em cheio recheado de momentos repletos de criatividade. Para sempre iremos recordar o teatro dos dois jovens que, de estação em estação, iam à descoberta do Carisma do Movimento, pela Aliança de Amor ou pelos Porta da Europa, ou do picas que lhes ia pedindo para “desampararem do apeadeiro”. Durante toda a manhã foram vários também os homenageados pelo papel que tiveram e ainda têm para o Movimento de Schoenstatt em Portugal. Um espectáculo de luz e som que encheu a sala do pavilhão do Colégio de S.Miguel em Fátima e que encheu também os nossos corações.

Durante o almoço, para além do fabuloso serviço dos voluntários e do saborosíssimo arroz de pato, os peregrinos tiveram ainda a oportunidade de visitar as bancas que expunham um pouco da vida dos quatro santuários de Schoenstatt de Lisboa, Aveiro, Braga e Porto.

Depois, várias centenas de schoenstatteanos rumaram até à capelinha das aparições onde puderam rezar em conjunto e assim juntar de forma ainda mais forte as histórias e a aliança de amor que existe há muito entre Schoenstatt e Fátima. “Somos os dois mensageiros da mesma Rainha”, dizia o Padre Kentenich há muitos anos atrás sobre esta relação de Amor.

O Jubileu terminou com a Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade na qual os peregrinos da Família de Schoenstatt formaram um só corpo juntamente com outros peregrinos de Fátima e com elementos representantes de outros movimentos católicos portugueses. Um verdadeiro corpo místico de Jesus que, com Maria, espera dizer sim ao apelo do Padre Diogo Barata e soltar do fundo do coração: “Portugal, é nossa a tua Missão”.

Nacional | Jubileu Schoenstatt Portugal 50 anos | 20-04-2010 | Portugal

Voltar ao início das notícias


Indíce de documentos e notícias do Jubileu

Índice de informação relaccionada com notícias do Jubileu:

 

Blog Aveiro

Galeria de Fotografias

Fichas de Apoio ao Jubileu

Indíce dos documentos do Jubileu

Share |